fonte:
A) site Estações Ferroviárias do
Brasil (Autor: RALPH MENNUCCI GIESBRECHT) www.estacoesferroviarias.com.br
B) Pesquisas diversas realizadas pelo Eng. Ítalo
Coutinho (engenharia@saletto.com.br)
As estações da Estrada-de-Ferro
Paracatu foram:
- Velho do Taipa - Pitangui/MG
- Leandro Ferreira - Leandro Ferreira/MG
- Parada (sem denominação) - Leandro
Ferreira/MG
- Trigueiro - Leandro Ferreira/MG
- Álvaro da Silveira
- Bom Despacho/MG
- Daniel de Carvalho - Bom Despacho/MG
- Bom Despacho - Bom Despacho/MG
- Arthur Bernardes - Bom Despacho/MG
- Clodomiro de Oliveira - Dores
do Indaía/MG
- Pindaíba - Dores do
Indaiá/MG
- Dores do Indaía - Dores
do Indaiá/MG
- Melo Viana - Serra da Saudade/MG
- Barra do Funchal - Serra da
Saudade/MG
A E. F. Paracatu partia originalmente da estação
de Velho da Taipa, na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM.
Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto já
atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se
com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava
Belo Horizonte a Garças, na hoje estação
de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à
EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação
e passou a se chamar ramal de Paracatu. Atingiu em 1937
Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade
que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado
o trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994,
o restante do ramal.
topo
Pitangui/MG
& Leandro Ferreira/MG:
Estação VELHO DA TAIPA (Pitangui/MG)
E. F. Oeste de Minas (1891-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Linha do Paraopeba - km 436,928 (1960) MG-1163
Inauguração: 01.07.1891
Uso atual: n/d sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
n/d
Por que o nome VELHO DA TAIPA?
Antônio Rodrigues Velho, figura legendária,
conhecida também pelo nome de Velho da Taipa,
foi um dos primeiros bandeirantes a chegarem a Pitangui,
depois dos primeiros sucessos na Guerra dos Emboabas.
Descendente de bandeirantes, tornou-se capitão-mor
de Pitangui e, na 1ª Câmara da vila, tornou-se
seu juiz ordinário.
A estação que levou o nome pelo qual
Antonio era conhecido e foi inaugurada em 1891 pela
Oeste de Minas, já teve o nome de Martinho de
Campos durante um período. A partir de 1921,
a estação, na linha original de bitola
de 76 cm da EFOM, passou a ser o ponto de saída
da linha da E. F. Paracatu, de bitola métrica,
que atingiu, em seu ponto máximo, Barra do Funchal,
em 1937, sem jamais ter alcançado a cidade de
Paracatu. Nessa época o trecho já era
parte da Rede Mineira de Viação e seria
ligado a Azurita, na linha que ligava Belo Horizonte
a Garças de Minas. "O local é bonito,
às margens do Rio Pará, a ocupação
humana desordenada ainda não é tão
agressiva. Um local me contou que o político
João Leite, deputado a antigo goleiro do Atlético
Mineiro, estaria angariando recursos para a reforma
do prédio" (Gutierrez L. Coelho, 11/2003).
O incrível é que, depois de tantos anos,
ainda se possa ler no dístico, abaixo das letras
já meio apagadas onde se lê embaixo da
pintura de Velho da Taipa, o nome Martinho de Campos,
apagado...
(Fontes: Gutierrez L. Coelho, 2003; Bruno Nascimento
Campos; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960)
A estação de Velho da Taipa é
o ponto de cruzamento das linhas de Barra do Paraopeba
(bitola 0,76 m, de sul a norte) e do ramal de Paracatu
(linha métrica, de leste a oeste). Pouco além,
o ramal Água Suja-Pitangui (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958).
topo
Estação Leandro Ferreira (Leandro
Ferreira/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 926,193 (1960) MG-3981
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: n/d sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
n/d
Por que o nome LEANDRO FERREIRA?
Por estar próxima à cidade de Leandro
Ferreira/MG.
A estação de Leandro Ferreira foi inaugurada
em 1921. Sabe-se, por mapas da época, que a localidade
de Leandro Ferreira - já um distrito de Pitangui
- ficava a cerca de 2 quilômetros da estação.
topo
Estação Parada - Sem denominação
(Leandro Ferreira/MG)
SEM DADOS
topo
Estação Trigueiro (Leandro Ferreira/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 939,496 (1960) MG-2475
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: cocho para gado sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
n/d
Por que o nome TRIGUEIRO?
A parada do Trigueiro - inaugurada em 1921 - depois
de arrancada a linha nos anos 1970, foi convertida em
cocho para alimentar gado. Ao lado há uma caixa
d'água toda em concreto e inteira (o fazendeiro
não a usa) (Gutierrez L. Coelho, 11/2003).
topo
|