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A Saga da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)

Entrevista com um dos últimos ferroviários
Mapas e Imagens
Fotos do Museu Ferroviário em Bom Despacho
Texto sobre a EFP de 1987
A Locomotiva 325 (texto e fotos)
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 1
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 2
Praça da Estação

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A Praça da Estação

CONTEXTUALIZAÇÃO DO BEM NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

A Praça Olegário Maciel, mais conhecida pela comunidade, por Praça da Estação, é uma forte referência de um período bastante promissor para o município.

A vinda da Estrada de Ferro Paracatu trouxe o desenvolvimento social, urbano e também, o cultural para Bom Despacho. Porém, a saída das Oficinas e do Escritório Central da cidade, com a unificação das estradas férreas, deixou a incerteza no ar e também um esvaziamento populacional notado pela comunidade.

O prefeito, Flávio Cançado Filho, conseguiu a vinda do 7º Batalhão de Caçadores Mineiros da Força Pública do Estado de Minas Gerais para ocupar o lugar dos ferroviários, em 1931.
Construída pelos Caçadores Mineiros, a Praça Olegário Maciel foi implantada num vazio urbano determinado por um desnível entre duas vias. A Praça estabelecia a ligação de quem chegava pela Estação com o município em si.
Hoje, porém, representa mais do que a conexão entre as vias públicas e desníveis, pois estabelece uma ponte entre o auge da consolidação urbanística do município (anos 20 e 30) e o presente, que necessita de diretrizes básicas para estabelecer critérios para a execução de novas edificações, sem interferir na ambiência ainda existente da Praça da Estação.

Atualmente, representa um local de encontros e de vários eventos. A rua que divide a Praça da antiga Estação, quando fechada para veículos, é suporte para acontecimentos culturais, como Feiras de Artesanato e o Carnaval de rua. No entorno, o Museu Ferroviário, a Câmara Municipal, algumas residências do início do século passado estão de pé, marcando seu lugar no tempo e no espaço.

A locomotiva, meio de transporte rápido e possante, contribuiu com a circulação e escoamento de mercadorias gerando riquezas ao município auxiliando no desenvolvimento e na consolidação urbana de Bom Despacho.

Além da troca de mercadorias, o transporte de passageiros permitia o intercâmbio cultural entre capital e municípios.

Mais informações:
Mapa da Cidade
Turismo & Lazer

Fonte:
Esse texto integra o Processo de Tombamento da Maria Fumaça e da Praça da Estação, feito em abril de 2003, por Carolina Costa Moreira. A bibliografia usada partiu de relatos orais, textos microfilmados na Universidade de Chicago e jornais locais da época.

CAROLINA COSTA MOREIRA
ARQUITETA E URBANISTA
e-mail: costamind@hotmail.com

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