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Análise Financeira


Eduardo Ambrósio - proder@bdonline.com.br

Estabeleça indicadores financeiros que permitam conhecer quais as condições financeiras relacionadas com o seu negócio. Faça uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.

Principais ítens a serem analisados:
- Projeção de Capital
- Demonstrativo de Resultados

Projeção de Capital
Investimentos fixos – Verifique o montante de recursos necessários para a implantação de toda a infra-estrutura física do projeto (aquisição do ponto, máquinas, equipamentos e instalações, móveis e utensílios etc.);
capital de giro - lembre-se de todos os recursos necessários ao financiamento do ciclo operacional da empresa, ou seja, aquisição de mercadorias, matéria-prima, financiamento a clientes etc. Você precisa dispor de dinheiro em caixa ou no banco. Lembre-se que vendas à vista, aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores, redução de estoques em níveis aceitáveis, maior rotação de estoques etc., diminuem a necessidade de capital de giro.

Faturamento – Ao projetar as quantidades para vendas de produtos ou serviços, você deve multiplicá-las pelo preço de venda. A projeção do faturamento deve ser resultante do potencial de mercado, da capacidade produtiva e da força de vendas da empresa.

Custos fixos – É extremamente importante que você conheça os custos que fazem parte da estrutura da empresa (ex: aluguel de imóvel; honorários do contador; salários do pessoal administrativo + encargos etc). Este custo independe da ocorrência de vendas.

Custos variáveis – Liste todos os custos que variam diretamente com quantidade de vendas. Para cada segmento deve-se verificar os tributos que incidem diretamente sobre o preço de venda a ser praticado na comercialização do produto ou prestação de serviços.

Custo do produto por unidade – Para calcular esse custo você precisa somar todos os custos utilizados para a produção, vendas ou prestação de um serviço (custo direto + despesas operacionais).

Preço de venda
- Custo do produto
- Custo de comercialização
- Margem de lucro desejada

Lucro Operacional – Faça a diferença entre a receita operacional, que é o faturamento total da empresa, e o seu custo total (custos fixos, pagamento de pessoal, matéria-prima, material de consumo, comissões, impostos etc), antes do pagamento da Contribuição Social Sobre o Lucro.


Demonstrativo de Resultados

É de fundamental importância que você saiba que resultado sua empresa apresenta. Escolha a forma que mais se identifica com seu negócio ou situação.

É importante que você conheça a RENTABILIDADE do seu projeto, o que corresponde à remuneração do seu capital investido. Para calculá-la use a seguinte fórmula:

Taxa de rentabilidade = Lucro líquido x 100
Investimento

Calcule ainda quanto rende a atividade operacional da sua empresa, ou seja, a LUCRATIVIDADE OPERACIONAL, a qual representa percentualmente o lucro operacional da sua empresa em relação às vendas:

Lucratividade Operacional = Lucro operacional x 100
vendas

Por fim, verifique em quanto tempo você terá retorno do capital investido, considerando-se um determinado nível de vendas e lucros:

Prazo retorno do investimento = investimento
Lucro líquido Acompanhe mais informações nas próximas edições ou no site www.sebrae.com.br .

Sérgio, favor usar o quadro exemplificativo em anexo!!!

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PALESTRA : “MARkETING CERTO- VENDA NA CERTA”

Conteúdo Programático:

1. Globalização;

2. Comunicação;

3. Inclusão Social;

4. Consciência Ecológica ( o novo consumidor);

5. Concentração Econômica e do Capital;

6. Legislação de Proteção ao Consumidor;

7. Tendências e Oportunidades;

8. A Pequena e Média Empresa no Novo Cenário;

9. O Novo Perfil do Empreendedor;

10. As Mudanças no Processo de Comercialização (o lado emocional da compra)

11. O Empresário Vendedor (A arte de negociar);

12. As Ferramentas de Marketing para Alavancar Vendas;

13. Os Novos desafios do Empresário;

14. O Composto de Serviços;

15. As Oportunidades do Mercado.

Palestrante:

ONOFRE RODRIGUES FILHO

Pós-graduado em Marketing e Engenharia Econômica. Graduado em Engenharia Civil pela UFMG.

Diretor da Quality consulting, co-autor do livro “Paixão pela venda”.

Consultor de marketing de diversas empresas como: Itambé, Coca-Cola, Correios, Boticário, Yes Rentacar, Sketch, Fiat Automóveis, Açominas, Acesita, Telemig Celular, Shopping Portal, Del Rey, Diamond Mall, e BH Shopping, entre outras .

Consultor do Sebrae Minas.

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"Marketing Certo, Venda na Certa"


Dia: 11/12/03
Local: SESC LACES Bom Despacho
Horário: 19 hs.
Investimento: R$10,00 ( Empresas associadas a ACIBOM/CDL) e R$15,00 ( Para empresas não associadas)

Maiores informações e reservas:
ACIBOM - Associação Comercial e Industrial de Bom Despacho
Tel(37) 3522-3683

 

clique aqui e saiba mais sobre a ABD (Agência Bom-despachense de Desenvolvimento)


 

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última atualização em 09 de janeiro de 2007 - fale com o webmaster